O objetivo deste site é apresentar o trabalho e as atividades da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério Terra Santa.
A Igreja Terra Santa nasce de uma dissidência de outra Assembléia liderada pelo Pastor Agnaldo Pires Borges, auxiliado pelos irmãos Cleidimar Evangelista de Siqueira e Ricardo Luiz Gondim que formam a sua primeira diretoria.
A Igreja tem finalidade e princípio pregar a mensagem conforme descrito no texto de I João, Cappitulo 3, Vesículo 11, ¨Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros¨.
Assim assumimos perante o Senhor Jesus três compromissos:
-Fidelidade a Jesus Cristo, fraternidade entre os irmãos e ação dirigente na busca de outros para o rebanho do Sumo Pastor Jesus Cristo.
Você é nosso convidado especial para fazer parte desta família, que o Senhor Jesus te abençoe.

Pr. Agnaldo Pires Borges
Presidente da I.E.A.D. Ministério Terra Santa

quarta-feira, 23 de março de 2011

Evangélicos em Crise


Crescimento e caos



A população evangélica do Brasil vem crescendo vertiginosamente. Já somos a terceira maior população evangélica do mundo. Damos graças a Deus por isso. No entanto, esta multiplicação explosiva traz conseqüências preocupantes. A igreja passa a ser vista por alguns como um “grande negócio”. Isto suscita oportunistas, enganadores e aqueles que Cristo tachava de “falsos profetas”. Estimula também os bem-itencionados que, mal preparados teologicamente, lotam e ensinam doutrinas estranhas e destrutivas. Há grandes exageros em alguns ensinamentos relativos à maldição hereditária, por exemplo, assim como nas áreas da guerra espiritual, da teologia do domínio, da teologia da prosperidade, das curas e dos milagres etc. As vítimas desses ensinamentos são milhões de novos convertidos que mal conseguem discernir entre ortodoxia e heresia.
Neste livro elucidativo, Paulo Romeiro apresenta uma mensagem urgente para o evangélico que se preocupa com a qualidade de sua crença. No espírito de amor cristão, ele aponta e documenta dezenas de ensinamentos questionáveis, e sugere o caminho da sensatez espiritual. Inclui um guia de discernimento para aqueles que questionam o que ouvem.
Evangélicos em crise é leitura obrigatória para todos que se importam com o crescimento da Igreja no Brasil.

Batalha Espiritual - Rev. Augustus Nicodemus Lopes



Imperdível estudo do Rev. Nicodemus  sobre Batalha Espiritual. Nesses tempos de neo-pentecostalismo, onde as Escrituras Sagradas são substituídas por experiências pessoais, literatura secular e pelo obscurantismo de alguns líderes religiosos, essa obra vem esclarecer e colocar as coisas nos seus devidos lugares.
Apesar de dispensar apresentações o Reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, natural da Paraíba, é pastor presbiteriano, teólogo calvinista e escritor. É considerado um dos grandes teólogos brasileiros de linha conservadora. É casado tem quatro filhos.
É formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, de Recife, mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul), doutor em Interpretação Bíblica pelo Seminário Teológico de Westminster (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda). Foi professor e diretor do Seminário Presbiteriano do Norte (1985-1991), professor de exegese do Seminário José Manuel da Conceição (JMC) em São Paulo, professor de Novo Testamento do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (1995-2001), pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife (1989-1991) e pastor da Igreja Evangélica Suíça de São Paulo (1995-2001). Atualmente é chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, SP.Sua linha de interpretação segue o método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de interpretação. Em sua avaliação de natureza neopuritana, argumenta que a infalibilidade das escrituras dá-se apenas nos originais.
Acredita no fim da revelação divina através de dons espirituais como profecia, bem como não acredita na manifestação de línguas estranhas como sinal de atuação do Espírito Santo para os dias modernos. Por esse motivo, é considerado por escritores pentecostais como cessacionista e elitista em sua interpretação das Escrituras. Ele também aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do Espírito, culto e guerra espiritual. Em 2010, publicou um artigo no site da universidade criticando o PLC 122, que visa criminalizar a homofobia, exigindo para si o direito de criticar a comunidade LGBT.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A biografia autorizada do Bispo Edir Macedo


O que dizer deste pastor, ou melhor bispo ?
Estamos postando com a finalidade de mostrar o íntimo deste homem polêmico, lider religioso controverso, cheio de cacoetes místicos, dono de um império construido as custas de irmãos ineptos mas bem intencionados. Um dos tele-evangelistas brasileiros mais destacados na teologia da astúcia que frauda e logra os membros de sua igreja, propagando o evangelho da prosperidade, que leva a sua maioria a bancarrota espiritual. Esse homem, autor de pérolas do pensamento nacional, capaz de defender com veemência o aborto e a bebida, como quem fala de uma gripe ou unha encravada.
Outro dia na faculdade, um irmão questionou o preletor a respeito de um video postado na internet onde um pastor fazia proselitismo a favor de sua cervejinha, perguntado sobre quem seria o citado pastor, o irmão bem intensionado falou:
- Edir Macedo.
Instantaneamente, respondi em alta voz, tomando o lugar de nosso mestre:
- Pelo amor de Deus, Edir Macedo!!! Se fosse um cara sério, valia até a pena perder tempo com essa estupidez, faça-me o favor!!!! É pra acabar......

Síndrome de Lúcifer. do Reverendo Caio Fabio


Para quem teve o desprazer de conviver com um indivíduo assim, que de lider passou a carrasco, e sofreu nas masmorras da religião, esse livro vai desvendar os motivos que levam um desses pretenciosos líderes a acender as fogueiras da inquisição.
O que é que transforma um líder em ditador? Um despretensioso servo em um superstar? Um homem de Deus em um aliado do diabo?

Este livro constitui um autêntico comentário da epístola de Judas, que nestes dias sai de sua aparente obscuridade para entregar sua urgente mensagem à igreja do século XXI. Síndrome de Lúcifer traz sérias advertências àqueles que usam do púlpito, da tela e do microfone para se auto-promoverem, e sábios conselhos aos crentes por eles liderados.

A Estratégia de Satanás.


Eu ainda não lí, mas me foi recomendado por irmão de confiança, segundo ele, muito bom por ilustrar claramente as astutas siladas do malígno. Pra quem gosta deste gênero, boa leitura.

Super Crentes de Paulo Romeiro



Após a leitura instigante da crônica do Pr. Gondim (Betesda) e do livro abaixo, espero que você não tenha se desviado do caminho, eu sei que as correntes da religião são tão poderosas quanto as algemas do pecado, mas de ambas o Senhor Jesus pode livrá-lo.
Segue mais uma obra interessante, referência internacional no estudo da Teologia da prosperidade, Paulo Romeiro apresenta um retrato fiel e contundente dos exageros e dos deslizes teológicos da confissão positiva. Com coragem, equilíbrio e humildade, desafia os líderes da teologia da prosperidade e abandonarem suas doutrinas pseudobíblicas e retornarem à Verdade.

"Devemos agradecer ao Senhor a equilibrada maneira como Paulo Romeiro desvenda as raízes deste movimento tão popular. Aqui temos uma valiosa contribuição bíblica que provê uma luz clara no espesso nevoeiro criado pela “confissão positiva”. Dr. Russel Shedd."

Porque voce não quer mais ir a igreja ?


Postagem do livro que encontramos na internet, obra imperdível que já haviamos postado e que agora pode você pode fazer o download e ler em casa, boa leitura.

Depois de ler o intrigante A Cabana, decidi ler o não menos polêmico Por que você não quer mais ir à igreja?, de Wayne Jacobsen e Dave Coleman.

O enredo traz a história de Jake Colsen, um pastor cheio de dúvidas que encontra em seu ministério um misterioso João, a quem julga ser o discípulo amado de Jesus, que permaneceu vivo através de dois milênios. Em encontros esporádicos e não menos inusitados com João, Colsen esclarece alguns de seus questionamentos sobre a vida com Deus, a estrutura da igreja e revela sua insatisfação com o modelo institucionalizado de igreja, da qual ele mesmo, Jake Colsen, era um dos pastores.
Naturalmente, o enredo da obra é um convite à reflexão sobre a situação de diversas igrejas, muitas delas nas quais o leitor pode estar inserido. Creio que pessoas que têm um bom relacionamento com Deus em suas comunidades eclesiais e conceitos bem firmados no que elas representam em suas vidas não terão problemas em interpretar a obra como um simples chamado ao refletir sobre a igreja.
Tenho para mim que, ainda que aparentemente falido, o modelo de igreja como instituição não deve ser deixado de lado, porém ele não pode, jamais, suplantar a ideia de igreja como um corpo e como uma família.

Crônica do Pastor Ricardo Gondim (BESTESDA SP)

Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos. Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto.Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes.
Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa.
Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis.
Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas.Canso com a leitura simplista que algumas correntes evangélicas fazem da realidade. Sinto-me triste quando percebo que a injustiça social é vista como uma conspiração satânica, e não como fruto de uma construção social perversa. Não consideram os séculos de preconceitos nem que existe uma economia perversa privilegiando as elites há séculos. Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo.
Canso com a repetição enfadonha das teologias sem criatividade nem riqueza poética. Sinto pena dos teólogos que se contentam em reproduzir o que outros escreveram há séculos. Presos às molduras de suas escolas teológicas, não conseguem admitir que haja outros ângulos de leitura das Escrituras. Convivem com uma teologia pronta. Não enxergam sua pobreza porque acreditam que basta aprofundarem um conhecimento “científico” da Bíblia e desvendarão os mistérios de Deus. A aridez fundamentalista exaure as minhas forças.
Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais.
Cansei de ouvir relatos sobre evangelistas estrangeiros que vêm ao Brasil para soprar sobre as multidões. Fico abatido com eles porque sei que provocam que as pessoas “caiam sob o poder de Deus” para tirar fotografias ou gravar os acontecimentos e depois levantar fortunas em seus países de origem.
Canso com as perguntas que me fazem sobre a conduta cristã e o legalismo. Recebo todos os dias várias mensagens eletrônicas de gente me perguntando se pode beber vinho, usar “piercing”, fazer tatuagem, se tratar com acupuntura etc., etc. A lista é enorme e parece inexaurível. Canso com essa mentalidade pequena, que não sai das questiúnculas, que não concebe um exercício religioso mais nobre; que não pensa em grandes temas.
Canso com gente que precisa de cabrestos, que não sabe ser livre e não consegue caminhar com princípios. Acho intolerável conviver com aqueles que se acomodam com uma existência sob o domínio da lei e não do amor.
Canso com os livros evangélicos traduzidos para o português. Não tanto pelas traduções mal feitas, tampouco pelos exemplos tirados do golfe ou do basebol, que nada têm a ver com a nossa realidade. Canso com os pacotes prontos e com o pragmatismo. Já não agüento mais livros com dez leis ou vinte e um passos para qualquer coisa. Não consigo entender como uma igreja tão vibrante como a brasileira precisa copiar os exemplos lá do norte, onde a abundância é tanta que os profetas denunciam o pecado da complacência entre os crentes.
Cansei de ter de opinar se concordo ou não com um novo modelo de crescimento de igreja copiado e que vem sendo adotado no Brasil.Canso com a falta de beleza artística dos evangélicos. Há pouco compareci a um show de música evangélica só para sair arrasado. A musicalidade era medíocre, a poesia sofrível e, pior, percebia-se o interesse comercial por trás do evento.
Canso de explicar que nem todos os pastores são gananciosos e que as igrejas não existem para enriquecer sua liderança. Cansei de ter de dar satisfações todas as vezes que faço qualquer negócio em nome da igreja. Tenho de provar que nossa igreja não tem título protestado em cartório, que não é rica, e que vivemos com um orçamento apertado. Não há nada mais desgastante do que ser obrigado a explanar para parentes ou amigos não evangélicos que aquele último escândalo do jornal não representa a grande maioria dos pastores que vivem dignamente.
Canso com as vaidades religiosas. É fatigante observar os líderes que adoram cargos, posições e títulos. Desdenho os conchavos políticos que possibilitam eleições para os altos escalões denominacionais. Cansei com as vaidades acadêmicas e com os mestrados e doutorados que apenas enriquecem os currículos e geram uma soberba tola. Não suporto ouvir que mais um se auto-intitulou apóstolo.Sei que estou cansado, entretanto, não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico.
Decidi lutar para não atrofiar o meu coração.Por isso, opto por não participar de uma máquina religiosa que fabrica ícones. Não brigarei pelos primeiros lugares nas festas solenes patrocinadas por gente importante. Jamais oferecerei meu nome para compor a lista dos preletores de qualquer conferência. Abro mão de querer adornar meu nome com títulos de qualquer espécie. Não desejo ganhar aplausos de auditórios famosos.Buscarei o convívio dos pequenos grupos, priorizarei fazer minhas refeições com os amigos mais queridos. Meu refúgio será ao lado de pessoas simples, pois quero aprender a valorizar os momentos despretensiosos da vida.
Lerei mais poesia para entender a alma humana, mais romances para continuar sonhando e muita boa música para tornar a vida mais bonita. Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para, em silêncio, agradecer a Deus por sua fidelidade. Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai.
Pode ser que outros estejam tão cansados quanto eu. Se é o seu caso, convido-o então a mudar a sua agenda; romper com as estruturas religiosas que sugam suas energias; voltar ao primeiro amor. Jesus afirmou que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Ainda há tempo de salvar a nossa.

Nova linha editorial do BLOG Terra Santa

Queridos amigos e irmãos


Estamos iniciando mais uma etapa na breve história do Ministério Terra Santa, a Rádio Excelsior de Anápolis é uma realidade que toma o espaço na divulgação do trabalho de nossa igreja. Assim, reavaliamos a linha editorial deste blog e decidimos dividir com o site da Rádio Excelsior o conteúdo publicado na seguinte ordem:
A radio irá transmitir a sua programação normalmente durante 24 horas, cedendo o audio direto para o blog da igreja, portanto, quando você acessar o blog poderá ouvir nossa programação. Os arquivos de vídeo, continuam sendo postados na TV Terra Santa no Youtube, porém, os links serão direcionados para a Rádio Excelsior que tem inclusive uma página especial para vídeos e para os eventos exclusivos transmitidos ao vivo. Os posts relativos a campanhas, divulgações e assuntos ligados a Igreja serão, também, direcionados para o site da rádio. O BLOG fica com a exclusiva função de oferecer um canal exclusivo de pesquisa e estudo cristão, voltado para posts de crônicas, textos, opinião sobre obras literárias, disponibilizar livros interessantes, discutir os temas relevantes para a nossa sociedade e assuntos ligados a Igreja Cristão como um todo.
Continue ligado na Igreja Terra Santa, o nosso objetivo e levar a Palavra de Deus e abençoar vidas.


Soli Deo Gloria

Pr. Ricardo Gondim
Diretor Executivo da Rádio Excelsior de Anápolis
Vice-Presidente da I.E.A.D. Ministério Terra Santa