O objetivo deste site é apresentar o trabalho e as atividades da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério Terra Santa.
A Igreja Terra Santa nasce de uma dissidência de outra Assembléia liderada pelo Pastor Agnaldo Pires Borges, auxiliado pelos irmãos Cleidimar Evangelista de Siqueira e Ricardo Luiz Gondim que formam a sua primeira diretoria.
A Igreja tem finalidade e princípio pregar a mensagem conforme descrito no texto de I João, Cappitulo 3, Vesículo 11, ¨Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros¨.
Assim assumimos perante o Senhor Jesus três compromissos:
-Fidelidade a Jesus Cristo, fraternidade entre os irmãos e ação dirigente na busca de outros para o rebanho do Sumo Pastor Jesus Cristo.
Você é nosso convidado especial para fazer parte desta família, que o Senhor Jesus te abençoe.

Pr. Agnaldo Pires Borges
Presidente da I.E.A.D. Ministério Terra Santa

Estudos

Formando Líderes para Novos Tempos



Versículo Chave


I CORÍNTIOS 12.5


E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.





Pensamento
Liderar não é administrar templos, finanças, organizações. Você pode ser um ótimo administrador das finanças da sua igreja, por exemplo, e não ter nenhuma liderança nesta área. Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum. Líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo.


Leitura Diária
segunda-feira – Marcos 16.15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
terça-feira – I Corintios 12.5
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
quarta-feira – Romanos 12.7
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
quinta-feira – Efésios 4.11
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
sexta-feira – Efésios 4.12
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;



Leitura Bíblica Principal – I Corintios 12.4-12
4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.




COMENTÁRIO
Introdução
Tema de vários estudos, a formação de líderes modernos deve ser uma busca constante da igreja. Precisamos discutir o tema, analisar as possibilidades e principalmente formar esses líderes em nossa escola dominical.
No mundo moderno muito se discute a respeito das relações humanas, de como devem ser norteadas as nossas ações em relação a nossos semelhantes. Neste contexto social caracterizado por uma sociedade organizada, o papel da liderança acumula uma importância fundamental na condução das relações e consequentemente das pessoas aos objetivos comuns.
Como no trabalho, na escola ou em qualquer organização social, a igreja também deve estar preocupada em formar este líder moderno, com capacidade para conduzir e ensinar com a dinâmica necessária para ser uma ¨ponte de ligação¨ entre os interesses dos membros e a igreja.
Ainda se tem a impressão que o bom pastor é aquele líder que sabe administrar templos, organizar a igreja ou suas finanças. Isso é administrar coisas e não pessoas. Pessoas são o alvo da liderança moderna, não se lidera coisas, lidera-se pessoas.
Nesta lição gostaria de discutir alguns aspectos da liderança na igreja.


I - DIVERSIDADE DE MINISTÉRIOS


Responsabilidade e Dons.
¨e também há diversidade nos serviços...¨ (I Co 12.5 NKJV)
O apóstolo Paulo reage neste texto as disputas que os corintios tinham entrado sobre o valor relativo das diferentes graças carismáticas, aglutinando todas elas em um só ensino. Ao descrever essas graças Paulo usa quatro palavras diferentes como se fossem sinônimas. ¨Acerca dos dons espirituais..... (Pneumata); Ora, há diversidade de dons (Charismata) mas o Espírito é o mesmo; e também há diversidade nos serviços (Diakonia), mas o Senhor é o mesmo; e há diversidade nas atuações (Energemata), mas é o mesmo Deus que os inspira tudo isso em todos.¨
Quando o texto ratifica que é Deus que ¨inspira¨ tudo isso em nós, está dizendo que os ¨Dons¨ não são recompensas por mérito, nem são concedidos principalmente para beneficiar o possuidor. O Espírito confere os ¨Charismata¨ para que possa haver ministério para o Corpo. Seu valor reside na sua capacidade para ministrar, em proveito e edificação do Corpo.
Aparentemente quando Deus separava alguém para um cargo, ele conferia uma capacitação espiritual correspondente ao cargo ou ministério. Por isso a responsabilidade do líder escolhido aumenta a medida em que os ¨dons¨ são lhe concedidos.
Deus pode nos capacitar a exercer a liderança, mas em sua maioria concede o como um “dom” o exercício de líder.

II. Uma definição de liderança na bíblia.

“Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.” (Atos 27:11 NKJV)
O termo “kybernetes” ocorre duas vezes no NT referindo-se ao comandante do navio (mestre ou piloto, AT 27:11 e AP 18:17). A forma verbal significa “pilotar”, ser o “timoneiro” do navio O dom de governos ou de gestão, parece descrever uma capacidade espiritual dada a certos líderes para guiar a igreja através de tempestades e mares revoltos. Com base no texto de I Timóteo 5:17, alguns autores raciocinam que existem duas classes de líderes (presbíteros) nas igrejas; líderes professores e líderes supervisores. “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.”
Foi sugerido ainda por alguns estudiosos que os presbíteros que não trabalhavam no ensino da palavra, podiam ter exercido seu ministério nos assuntos administrativos e na organização da igreja. O termo moderno “cibernética”, que procede da mesma palavra grega, é o nome para a ciência que controla as operações e os processos por meio de computadores.
Paulo sugere no texto que haviam presbíteros na igreja, além os que ministravam a palavra. A igreja tem necessidade de diferentes tipos de liderança. Em Romanos 12:8 o apóstolo diz: “... o que preside (se for esse o seu dom), com diligência;” O mesmo termo grego, traduzido “o que preside” em Romanos é encontrado em I Tessalonicenses 5:12: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam. E que os tenhais, em grande estima e amor, por cauda da sua obra.”
Muitos dos homens escolhidos por Deus, ocupam posições executivas, de liderança, gestão, administração, orientação, planejamento e supervisão. Esses homens são em geral considerados como estando fora da esfera do Espírito Santo, mas na verdade, esses líderes tem tanta necessidade de dotações espirituais como os que pregam ou ensinam. Algumas das pessoas dadas como espirituais, mais importantes na história da igreja, foram também grandes líderes.

III – LIDERANÇA MODERNA


O título acima causa arrepios quando falamos de uma igreja moderna, porém, precisamos quebrar alguns paradigmas para trazer a luz o modo como encaramos esse mundo moderno. Na igreja tratamos das relações humanas, essa é a base, o material com o qual trabalhamos em nosso dia-a-dia, e hoje essas relações mudam rapidamente.
Uma igreja moderna não quer dizer uma igreja sem memória, que não respeita a sua própria doutrina, ou que tenta trazer a modernidade, ou melhor as experiências do mundo para a cercanias eclesiásticas.
Uma igreja moderna observa as mudanças nos relacionamentos humanos e as coloca sob o crivo da palavra de Deus (Bíblia), de outra forma, insere a igreja no contexto do mundo moderno, antenada com as necessidades do homem moderno. Essa igreja tem ciência das ações que deve tomar para cumprir com eficiência o propósito para a qual foi criada por Deus.
Na própria formação da igreja primitiva alguns líderes e até apóstolos viram a necessidade de se organizar, levando-se em conta as premissas estabelecidas pelo Mestre Jesus com o contexto do mundo em que estavam.
Igreja segundo o dicionário Aurélio é a reunião de indivíduos que professam a mesma fé, por isso em nosso caso temos a nossa confissão de fé, que é a base de tudo que acreditamos. Se o objetivo do líder é estimular seus irmãos a cumprir com o seu papel definido na Bíblia, “Sede santos, por eu sou santo.” (I Pedro 1:16)

1. Liderança e motivação


Com a globalização, os avanços tecnológicos principalmente na área de comunicação, com as constantes mudanças vividas pelas sociedades modernas, como a família, com as inúmeras denominações criadas diariamente, vemos que a liderança tem seu lugar de importância garantido, pois o comportamento de liderança envolve funções com planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir e etc. Gerir essas funções deve ajudar a igreja a atingir seus objetivos, ou seja, suas necessidades.
Uma das principais missões do líder na igreja é ajudar os irmãos a ter sucesso exercitando a palavra de Deus, aproveitando as suas qualidades no relacionamento com Jesus, deixando que a “graça” opere as mudanças que são necessárias, não as impondo.
Segundo alguns autores seculares, a motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidade dentro do indivíduo, e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.


2. Funções básicas do líder moderno


Um líder moderno deve observar alguns princípios básicos no exercício de sua liderança, ele precisa saber:

A – Planejar, definir sua missão, formular seus objetivos, definir planos, programar suas ações;


B – Organizar, dividir o trabalho, designar atividades, alocar recursos, definir autoridade e responsabilidade;


C – Dirigir, designar pessoas, delegar, comunicar, motivar, orientar e treinar;


D – Controlar, definir os padrões (de comportamento dos liderados), acompanhar o desempenho, avaliar e corrigir.


Cada um destes princípios tem a sua importância. Planejar é fundamental para um líder de sucesso, Deus trabalha com planejamento e se somos seus imitadores, devemos ter projetos, definir metas para onde queremos chegar, tivemos até um estudo para a EBD dedicado a esse assunto. Planejamento é o trabalho de predeterminar o curso de uma ação para ações posteriores, o planejamento é baseado em suposições e normalmente haverá mudanças, quebra de paradigmas e isso não significa acabar com modelos usados, mas substituí-los por outros mais eficientes. Como explicou o professor Pasquale em um dos seus livros, “para” quer dizer “igual” e “deimos” significa “modelo”, simples não ?
Organizar é ordenar e relacionar as atividades para que possam ser executadas pelos outros de forma eficiente. Um líder organizado estabelece todos os parâmetros com os quais vai atuar, dividi bem o trabalho, aloca recursos e principalmente sabe estabelecer a autoridade e responsabilidade dos seus liderados.
Dirigir talvez seja o mais difícil, porque gerir ou coordenar é saber harmonizar esse processo, é dirigindo que o líder comete seus maiores erros, delegando de forma errada, ou pior, não delegando, não se comunicando de forma eficiente, sem informar seus liderados, desmotivando seus liderados com ações improdutivas, assumindo para si todas as atividades e ações. Achando que sabe tudo e que só ele sabe fazer direito, deixando de orientar e treinar. Observe que Jesus em sua liderança perfeita, dirigiu seu ministério atento em todos os detalhes. Delegou o trabalho a seus discípulos, comunicava-se muito bem, motivava e ensinava melhor ainda.
Controlar implica em avaliar, medir e corrigir o valor das realizações, O líder que tem por hábito a autocrítica e auto-avaliação, além de permitir que outros o avaliem, abre as portas para o seu crescimento pessoal e espiritual.


IV – ONDE FORMAR ESSES LÍDERES ?

A Escola Bíblica Dominical é o campo ideal para o treinamento e a formação dos líderes modernos. A educação cristã na igreja e a formação de líderes não é só responsabilidade do Pastor, o Supervisor ou Lider da EBD deve buscar constantemente o treinamento dirigido para liderança, preparando, motivando os professores como liderar e formar estes lideres.
Não há possibilidade de nos desenvolvermos como líderes e, consequentemente, elevarmos nossa capacidade de atuação na igreja, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou espirituais.
Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”, é educar, ensinar a mudar de comportamento mediante o ensino da palavra de Deus. Fazendo com que as pessoas, nossos irmãos, possam adquirir novos conhecimentos, novas habilidades e que possam mudar de atitudes.
Existem algumas condições para um cenário ideal de treinamento na E.B.D.


1 – Líderes convictos de que ensino bíblico é útil e pode ter uma metodologia moderna (Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. II Tm 3:16-17)
2 – Apoio do Pastor e demais líderes da igreja;
3 – Apoio da Congregação;
4 – Professores treinados e motivados;
5 – Local adequado de ensino;
6 – Boa aplicação do programa de ensino, através da correta ministração dos estudos da Revista Ensinando as Nações da CIAD;
7 – Priorizar o aluno.


CONCLUSÃO


As constantes mudanças nas características do papel da igreja, seu crescimento denominacional, o fenômeno da globalização e a oferta de tecnologia, criaram novas necessidades para se cumprir o “ide” do Senhor.
O líder preparado para novos tempos deve buscar o conhecimento necessário do mundo moderno e saber aplicar a palavra de Deus no desenvolvimento do relacionamento cristão dos irmãos.
Hoje existem igrejas para tudo, tirando as denominações tradicionais evangélicas, temos igrejas para classes sócias distintas, sejam, as classes A, B, C ou D, igrejas para jovens, igrejas de artistas, igrejas de surfistas, igrejas de esportistas e etc. Uma diversidade de gêneros que faz distinção entre as pessoas por causa da modernidade das relações humanas, o líder apto para os novos tempos deve saber conduzir esta diversidade ao objetivo principal de sua função.

Pastor Ricardo L. Gondim