O objetivo deste site é apresentar o trabalho e as atividades da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério Terra Santa.
A Igreja Terra Santa nasce de uma dissidência de outra Assembléia liderada pelo Pastor Agnaldo Pires Borges, auxiliado pelos irmãos Cleidimar Evangelista de Siqueira e Ricardo Luiz Gondim que formam a sua primeira diretoria.
A Igreja tem finalidade e princípio pregar a mensagem conforme descrito no texto de I João, Cappitulo 3, Vesículo 11, ¨Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros¨.
Assim assumimos perante o Senhor Jesus três compromissos:
-Fidelidade a Jesus Cristo, fraternidade entre os irmãos e ação dirigente na busca de outros para o rebanho do Sumo Pastor Jesus Cristo.
Você é nosso convidado especial para fazer parte desta família, que o Senhor Jesus te abençoe.

Pr. Agnaldo Pires Borges
Presidente da I.E.A.D. Ministério Terra Santa

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O misticismo patológico na igreja moderna



O MISTICISMO PATOLÓGICO

Do mesmo modo esses homens têm visões que os fazem pecar contra o próprio corpo deles. Desprezam a autoridade de Deus e insultam os gloriosos seres celestiais. Judas 1.8 (NVI)
Contudo, de modo semelhante, também estes (homens ímpios) que estão sonhando, na verdade contaminam a carne deles próprios , e rejeitam dominação, e vituperam {*} as dignidades. {* Vitupério = desprezo + insulto + afronta verbal}  Judas 1.8 (LTT Anotada)
Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. Judas 1.8 (RA)

"Sonhadores alucinados." Essa referência indica que os dissimuladores freqüentemente tentam apoiar e justificar suas discordâncias em relação às doutrinas essenciais da fé cristã — a graça que aceita o pecador e que o transforma; o senhorio absoluto de Cristo — bem como sua própria atitude de ingratidão, autonomia orgulhosa e libertinagem, dizendo que baseavam-se em "dados místicos", em revelações de Deus, em sonhos proféticos.
Freqüentemente vemos pessoas em conflito com a verdade da Bíblia em nome de "revelações espirituais". São pessoas que, não tendo base bíblica suficientemente forte para sustentar um argumento, apelam para o pretexto da "revelação divina" que receberam, fazendo assim silenciar questionamentos.
Quando as pessoas dão mais crédito aos sinais sobrenaturais do que aos princípios absolutos da Palavra de Deus, então os argumentos falsamente fundamentados em "sonhos inspirados" tornam-se mais fortes do que aquilo que a Bíblia diz.
Às vezes as revelações dos "dissimuladores" são de fato sobrenaturais, ou melhor, PARANORMAIS. Isto é, há pessoas dotadas de certos poderes especiais — ainda que não tenham vida e comunhão sadias com Deus — e que usam esses poderes como argumento irresponsável, como agentes de corroboração das palavras que dizem. E o pior é que na maior partes das vezes o povo de Deus dá mais crédito aos prodígios do que àquilo que diz a Palavra de Deus. Quanto a isso, devo fazer aqui uma ressalva: eu creio em visões e revelações como uma possibilidade contemporânea. Creio nisso porque creio na liberdade de Deus de agir como quer, nos limites morais da sua revelação: a Bíblia. No entanto, creio que muito do que se diz ser "comunicação divina", não é.
As chamadas "revelações" podem vir de quatro fontes:
 1. De Deus: quando se anda com ele e quando é vontade dele mostrar-se àquela pessoa através daquele meio. O meio não caracteriza nenhum tipo de intimidade especial da pessoa com Deus. O meio é só o meio. Afinal, Deus faz como lhe apraz. Ele é livre. Quando é vontade dele se comunicar através de um sonho, uma visão, uma profecia, ele é livre para fazê-lo. E ninguém deve se admirar disso.
2. Do diabo; isso acontece quando a pessoa não anda com Deus e não é nascida de novo. O espiritismo e as sessões espírita-evangélicas — reuniões onde há pessoas que buscam, e dizem conseguir "contacto" com seres extraterrenos e discos voadores — estão aí para provar como o diabo é sutil; e, se pode manifestar-se vestido de "anjo de luz", quanto mais de "extraterreno". Ninguém pode negar que tais pessoas tenham tido algum tipo de "contato sobrenatural". Só que a fonte é maligna.
 3. Da mente: os seres humanos usam somente 10% do seu poder mental. A queda atingiu as percepções mentais. As condições originais de comunicação que os seres humanos possuíam — podiam se comunicar com a natureza como um todo — foram afetadas pelo pecado. No entanto, aqui e ali "afloram" algumas dessas possibilidades da mente em algumas pessoas. Tais pessoas têm a capacidade de "ler pensamentos". Quanto a isso, sei que alguns objetarão e se pudessem me diriam que somente Deus conhece o pensamento.
Existe até uma teologia evangélica de "fundo de quintal" que diz que, quando não se quer que o diabo saiba o que estamos orando devemos orar em silêncio. Todavia, a Bíblia não o diz, e por isso não é verdade.
Somente Deus esquadrinha o "interior", o coração humano. Mas esse esquadrinhar é mais profundo do que saber os pensamentos de uma pessoa. É mergulhar no que ela está pensando e no que habita o seu inconsciente mais profundo, onde nem a própria pessoa sabe chegar. Quando a Bíblia diz que somente Deus é onisciente, está dizendo que somente ele sabe tudo, sobre todos, .sobre tudo, o tempo todo, q um só tempo. Só Deus pode isso. E só ele penetra no inconsciente mais profundo do homem, esquadrinhando-lhe a psique. Todavia quando o pensamento já está no cérebro, não passa de energia em código, vamos dizer, "eletrônico". E daqui a um tempo, ninguém se admire se a neuro-eletrônica desenvolver um computador capaz de "ler pensamentos", através de sensores hiper-sensíveis, capazes de decifrar os códigos de energia do pensamento. Ora, há pessoas com essa dotação, à qual chamei de "afloramento" de um potencial mental inerente à condição humana original, antes da queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário